Olá a tod@s!

Neste post vou falar sobre um tema que muitos dos meus alunos pedem orientação: como aprender inglês mais rapidamente. Hoje em dia precisamos do inglês para ontem, e aprender o mais rapidamente possível é uma necessidade – mesmo com muito coisa a ser feita ao mesmo tempo.

Aprender inglês

Vamos ver algumas dicas?

  1. Tenha objetivos claros e avalie sua evolução a partir deles

Entre outros objetivos, você pode estudar inglês para:

– fazer uma entrevista de emprego;

– participar de uma reunião pelo telefone;

– prestar um exame internacional para ser aceit@ em uma universidade para curso de graduação, mestrado ou doutorado;

– fazer uma apresentação em inglês;

– fazer uma viagem de turismo ao exterior;

– ver filmes e séries em inglês;

Etc.

Aprender inglês

Ou, claro, uma combinação destes objetivos.

Tenha este (s) objetivo (s) em mente, não basta “estudar inglês é bom para o futuro”.

Uma vez determinado (s) o (s) seu (s) objetivo (s), inicie seus estudos. E, regularmente faça uma avaliação: se for uma avaliação mensal, pare para pensar: “considerando o que estudei, estou mais perto ou mais longe de atingir meu (s) objetivo (s)? ” Em outras palavras, foque no que você deseja fazer. Por exemplo, se você deseja viajar ao exterior e no período de avaliação você estudou como fazer pedidos em um restaurante, você está mais próximo de realizar seu objetivo. Mas se você estuda para fazer uma apresentação em inglês de um produto, aprender como fazer pedidos em um restaurante não vai fazer você se aproximar do seu objetivo. E toda vez que isso acontecer, mude o conteúdo do curso. Sim, o docente e / ou a escola devem ter tal flexibilidade.

Lembre-se do seu objetivo a cada momento. Para isso, você pode fazer uma foto de desejo e coloca-la no computador. Um exemplo: se o seu sonho é conseguir passar uma entrevista de emprego em inglês e trabalhar em uma empresa multinacional, faça uma foto como esta:

Aprender inglês

Sempre veja esta foto e lembre-se o porquê de você estar estudando inglês.

  1. Tenha contato com inglês

Quanto mais você ouvir, ler, falar e escrever em inglês, mais rápido você vai aprender o idioma. Além das já conhecidas técnicas de ler artigos e ver vídeos na internet, considere:

– jogue vídeo games. Especialmente jogos de estratégias e RPG podem desenvolver suas habilidades de compreensão oral e escrita. Se você curte jogar, mude o idioma para inglês e faça duas coisas ao mesmo tempo.

Aprender inglês

– se o seu objetivo é inglês em geral, visite lojas internacionais que oferecem páginas em inglês. É uma forma muito legal de desenvolver vocabulário. As palavras e expressões que encontramos nos livros didáticos são em número limitado, por isso, expanda seu conhecimento. Outra forma fácil de desenvolver vocabulário é começar por onde você está lendo agora. Você saberia dizer tudo o que você vê no ambiente? Mas não vale só olhar para onde você encontra palavras conhecidas. Aqui no meu escritório vejo coisas como: computador, celular, impressora, mesa. Uma busca de palavras menos conhecidas me leva a rodapé, batente de porta, benjamin para tomada, halter, etc. Agora olhe ao redor. Há alguma coisa que você vê e não conhece em inglês? Faça uma lista e procure na Internet. (Ou entre no nosso grupo do Facebook superlegal chamado Vocabulário em inglês onde você aprenderá muitas palavras e expressões: ) 😉

  1. Pense em você

Aprender inglês

Sim, o filósofo grego estava certo desde sempre. Perceba quais atividades são mais produtivas para você e peça a escola/ coordenação/ docente que aumente a frequência delas. Por exemplo, se você aprende inglês estudando gramática, peça mais atividades de gramática. Se acontecer o inverso, peça para diminuir o número de atividades. Só não vale pedir para ter 0% ou 100% de gramática no curso (ou qualquer outro tipo de atividade): o resultado não será bom.

Pense também como você estuda e o que funciona para você. Se você fez a atividade que mencionei no tópico anterior e agora tem algumas palavras novas dos objetos do seu ambiente, compre um pacote de post its, escreva cada objeto e cole nele. Você aprenderá rapidamente os objetos.

Aprender inglês

E aqui, considere uma questão fundamental: o que é bom para você pode não ser para outros. Conheço pessoas que me disseram que aprenderam muito e em pouco tempo com post its. Outras me disseram que não serviu para nada além de bagunçar o ambiente.

O importante é ver o que funciona para você: aprendeu com post its? Faça mais isso. Não aprendeu, vamos para outro formato. Isso vale para post its, livros, (sim, de novo, a escola deve ter flexibilidade para adotar outros livros se necessário. Nossa premissa na Zito Idiomas é que devemos nos adaptar ao aluno. Não o aluno se adaptar a escola.), cursos (está fazendo um curso de inglês geral, mas quer participar de uma reunião de negócios? Mude para o curso de inglês para negócios).

  1. Nada de auto sabotagem

Por conta de experiencias negativas no passado, muitos alunos chegam dizendo que nunca vão aprender inglês, que estudaram na escola A, B, C, mas tiveram notas baixas ou o docente disse que ele não tem facilidade, que será sempre difícil. Tudo isso é um conjunto de crenças limitantes, que fazem você acreditar que não consegue aprender inglês. E se você realmente acreditar que não pode, não vai aprender.

Aprender inglês

 

Deixe essas afirmações no passado e prometa dizer coisas mais positivas como: no passado tive notas baixas, mas a partir de agora, com objetivos mais claros e aulas voltadas para as minhas necessidades reais, vou tirar boas notas. Aprender inglês é possível, sem ter que sofrer para isso, etc.

Outra questão é a coragem. Como você se sente quando um nativo visita seu departamento? Assim?

Aprender inglês

Mude isso. Tenha coragem de conversar com as pessoas em inglês: quanto mais você falar, mais você aprenderá o idioma.

Objetivos, motivação, avaliações realistas, contato, autoconhecimento e crenças positivas: tudo isso forma uma boa receita para aprender inglês mais rapidamente.

Espero que você curtido o post. Até o próximo.