Olá a tod@s!

Hoje escrevo este post para dar dicas de como você pode trazer o inglês para o seu dia a dia.

Muitos relatam que melhoraram muito o seu nível de inglês ao morar em outro país. Há várias razões para isso, mas a principal é que você, em outro país, mantem um contato constante com o idioma. Le as notícias em inglês todos os dias (e pratica a leitura/ reading). Ve TV em inglês (e pratica a compreensão oral/ listening). Escreve e-mails (e pratica a produção escrita/ writing). Conversa com outras pessoas (e pratica a produção oral/ speaking). Ou seja, sua experiência em inglês não se limita a uma, duas ou três horas de aula por semana. O resultado: você aprende melhor e mais rápido. A boa notícia é que você pode fazer isso aqui no Brasil mesmo. Abaixo dou cinco dicas para você fazer isso.

 

1. Leia textos sobre o Brasil na internet

Hoje em dia há muitos sites para você visitar e ler notícias. Ler sobre sua realidade é a chave para você não só entender melhor o artigo. Para isso, recomendo alguns sites em inglês que falam sobre a nossa realidade. O primeiro é The Rio Times: notícias do Brasil, com ênfase em notícias do Rio de Janeiro – http://riotimesonline.com/ . O segundo é The NewYork Times, que tem uma página para o nosso país: http://www.nytimes.com/topic/destination/brazil . O terceiro é Breaking News, somente as notícias mais recentes: http://www.breakingnews.com/topic/brazil/

 

2. Assista sua série favorita no Netflix

Escolha uma série que você acha legal e assista regularmente. Sempre recomendo a Netflix para esta atividade. Se você não sabe bem como fazer isso, veja nosso post: http://www.zitoidiomas.com.br/netflix-sete-dicas-antes-de-assistir-seriados-e-filmes-para-melhorar-seu-listening/

 

3. Faça um podcast em inglês

Uma maneira de você praticar a produção oral é fazendo um podcast. Escolha um assunto do qual você gosta de falar, faça sua inscrição em um site para podcasts – recomendo você usar o SoundCloud – e comece a enviar seus textos orais. Faça a divulgação e você terá pessoas ouvindo você falar em inglês.

 

4. Escreva um blog em inglês

Ainda timid@ para sair falando em inglês para o público? Quem sabe um blog seja uma boa solução. Você escolhe um tema que você goste e escreve posts no seu blog – reomendo Blogger ou WordPress. Divulgue e rapidamente você pdoerá ter seguidores. E praticará a escrita em inglês.

5. Construa seu próprio dicionário

Cada um de nós tem suas expressões e palavras que mais gosta de usar. Na grande maioria das vezes, tal vocabulário não é inteiramente apresentado no seu curso de inglês. Como resolver isso? Crie o seu próprio dicionário, com expressões que são importantes para você.

Como fazer isso? Há várias formas. Já entrou no nosso grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/vocabularioemingles/ ? Lá todo o dia você encontra uma palavra ou expressão que não é frequentemente encontrada em livros didáticos. Outra forma é você fazer suas listas em inglês. Já pensou em fazer sua lista de supermercado em inglês? É um exercício excelente, pois pode desenvolver a lista dos produtos que você compra no dia a dia.

 

supermarket

 

Antes de fechar, a pergunta que ficou no ar: devo fazer tudo isso todos os dias? A resposta é: se for possível, sim. Se não for – e você estará no grupo da grande maioria das pessoas – procure estabelecer uma meta: qual área desejo  / preciso melhorar? Se for listening,  pense em ver series 2 ou 3 vezes por semana. Se for escrita, pense seriamente em escrever pelo menos dois posts no blog por semana e assim vai.

 

Quanto mais você tiver contato com inglês fora da aula, mais e  melhor inglês você aprenderá.

 

Curtiu? Compartilhe.