Olá a tod@s!

Hoje escrevo sobe como melhorar a compreensão oral (listening) usando a Netflix.

Netflix é um serviço por streaming que oferece séries e filmes. É ótimo: há muita coisa legal lá, e o preço é justo. Recomendo.

netflix-logo

Como há muito a assistir, o Netflix pode ser uma ferramenta para melhorar seu listening. Mas antes de ir correndo acessar o serviço, dou 7 dicas para otimizar seu aprendizado.

1 Escolha a duração do filme ou série de acordo com o seu nível de inglês

Se você estiver no nível básico ou intermediário, não recomento começar pelo Senhor dos Anéis, que tem 558 minutos de duração – mais de nove horas de filme, na versão mais curta da trilogia. Isso porque na metade do primeiro filme você já estará desmotivad@. Comece por seriados curtos, de vinte minutos.

Alguns exemplos de seriados curtos: Friends, How I met your mother, Modern Family, etc.

Se você estiver no nível avançado, assista séries mais longas, com 40 – 50 minutos.

Alguns exemplos de séries mais longas: Gotham, How to get away with murder, Vikings, etc.

Se você estiver no nível proficiência, encare os filmes mesmo, escolha algum que você tem interesse. Aliás, falando em interesse, a próxima dica.

2 Escolha o seriado ou filme de acordo com seu interesse

Claro, escolha alguma coisa que atraia sua atenção. Se você gostar de zumbis, assista The Walking Dead, Resident Evil, Meu namorado é um zumbi, etc.

Entretanto, além do seu gosto, considere seu objetivo.

Leve em conta o sua profissição. Você é advogad@ e estuda inglês para usar no seu trabalho? Considere assistir séries/ filmes a respeito, como Law and Order, O poder e a lei, etc.

Você trabalha na área da saúde? Considere Grey’s Anatomy, House, Hippocrates, diary of a French doctor.

Leve em conta o exame internacional que você prestará. Se você está estudando para tirar o Cambridge, pense em séries britânicas, como Sherlock, Downtown Abbey, e você ouvirá o sotaque britânico de qualidade.

Já se você se prepara para o TOEFL, pense em séries como Cosmos, O Universo, etc. Você encontrará inglês americano falando sobre ciência.

3 Com ou sem legenda?

Para aprimorar o seu listening, a melhor resposta é com legenda em inglês.

Para alunos de nível básico/ intermediário, pode ser bem difícil. Por isso, para estudar mesmo, assista o episódio (veja dica #1) com legenda em português e depois reveja com a legenda em inglês.

Para alunos de nível avançado, assista com legendas em inglês. E após um tempo – você decide qual – retire as legendas. Assim você se acostumará com as vozes em inglês com a legenda e chegará a um ponto em que não vai mais precisar delas.

Se você for nível proficiência, use as legendas em inglês somente estiver com alguma dúvida.

Infelizmente o Netflix no Brasil não oferece a legenda em inglês em todas as séries e filmes. Antes de começar a ver alguma coisa, verifique a disponibilidade.

4 Mantendo a saúde mental – são duas da manhã e só vou assistir mais um episódio (SQN)

A Netflix oferece várias séries com duração de 1 até mais de 10 temporadas. Isso é uma vantagem enorme, pois nos permite ver toda a estória. Também é uma forma de enlouquecermos, pois se você não descansa antes de ver todos os episódios, começar uma séria pode mexer seriamente com a sua ansiedade. E o pior: vai acabar com os seus estudos. Explico: se você estive por demais ansios@ na frente da TV, não vai demorar para você colocar as legendas em português e esquecer de prestar atenção do que está sendo dito.

Para trabalhar com isso, recomendo você escolher:

– séries de uma temporada disponível no Netflix. Um exemplo é Supergirl, você só tem acesso a uma temporada. Já The Flash tem duas.

– um episódio de uma série qualquer. Aqui há duas vantagens: você pode acabar encontrando uma série bem legal e pouco conhecida e, ao mesmo tempo, não se comprometerá a assistir a série toda. Fala a verdade, você já tem suas séries favoritas para assistir, não é mesmo?

5 Fazer anotações ou não?

Se você adora aprender novas palavras e expressões em inglês como eu (já participa no grupo Vocabulário em Inglês: https://www.facebook.com/groups/vocabularioemingles/ ? Muito bom, recomendo 😉 ), você pode fazer anotações durante o seriado ou filme. É uma forma bem legal de aprender. Por outro lado, você perde a graça de assistir o programa. Pessoalmente, eu hoje já consigo fazer os dois: deixo um caderno ao lado, e, ao assistir, anoto algumas expressões.

6 Assistir o filme todo ou em partes?

Se você já está no nível avançado/ proficiência, pode trabalhar com filmes todos. Mesmo nestes estágios, alguns alunos dizem que ficam cansad@s após uma hora, uma hora e meia prestando atenção ao inglês. Como resolver?

Se você tiver uma boa memória, considere ver o filmes em partes. Veja uma hora hoje, uma hora amanhã, (se o filme for longo) veja o final depois de amanhã.

Já se você perde a estória de um dia para o outro, considere ver somente séries mais longas, de 40 ou 50 minutos.

Manter-se dentro do seu intervalo de concentração é fundamental para o seu listening.

7 Divirta-se

Em todos os casos, lembre-se do principal objetivo da Netflix: divertir-se, sentar e ver um seriado ou filme bem legal.

Gostou das dicas? Compartilhe.

Aproveite para ler outro post do nosso blog, sobre vocabulário relacionado a operação lava a jato: http://www.zitoidiomas.com.br/sobre-operacao-lava-jato-em-ingles/

 

Até a próxima